Laparoscopia
By | 21/09/2022

Videolaparoscopia

Videolaparoscopia

A videolaparoscopia, aplicada a ginecologia, é uma técnica minimamente invasiva que tem como objetivo diagnosticar e tratar doenças que acometem a região pélvica. Neste tipo de cirurgia introduzimos uma microcâmera acoplada a um laparoscópio no abdome da paciente, através da cicatriz umbilical, para que a mesma transmita imagens de alta definição e em grande aumento em tempo real para o monitor. Desta forma é possível ampliar o campo de visão do cirurgião, melhorando a noção de profundidade e permitindo, assim, realizar procedimentos com mais confiança e precisão.

Para criar o espaço necessário às manobras cirúrgicas, manuseio das pinças e adequada visualização das vísceras abdominais, a cavidade peritoneal é insuflada com gás carbônico, transformando-a de uma cavidade virtual em real. A entrada do laparoscópio e do instrumental cirúrgico, sem que haja a perda do gás, só é possível pela inserção de trocartes pela pele da paciente através de cortes de cerca de 1 cm.

Os benefícios são inúmeros, não somente para o médico, mas também para a paciente. Afinal, a cirurgia se torna mais precisa, com menor risco de sangramento, utilizando pequenos cortes e promovendo uma recuperação mais rápida e com menos dor no pós-operatório para paciente que poderá retornar às atividades normais em um curto período de tempo. 😊🙌🏻

Converse com seu médico para saber qual a cirurgia mais adequada para o seu caso! 😷👍🏻

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Se você possui dúvidas, compartilhe comigo nos comentários! 😉

Siga-me no Instagram: @dra-fernanda-sobreira